quinta-feira, 17 de setembro de 2009

O Mal Existe?

Essa história é de um professor ateu que desafiou os seus alunos com a seguinte pergunta:

- Deus fez tudo que existe?

E um aluno respondeu corajosamente:

- Sim, fez.

- Deus fez tudo mesmo? - perguntou o professor novamente

- Sim, professor - respondeu-lhe o jovem.

- Pois bem, se Deus fez todas as coisas, então Deus fez o mal, pois o mal existe. E considerando que nossas ações são o reflexo de nós mesmos, então Deus é mal.

O estudante calou-se diante de tal resposta e o professor, feliz, vangloriava-se de haver provado mais uma vez que a fé era um mito e que não deveríamos ter fé.

Outro estudante, levantou a sua mão calmamente e disse:

- Professor, eu poderia lhe fazer uma pergunta?

- Sem dúvida - respondeu-lhe o mestre.

O Jovem ficou de pé e disse:

- O frio existe professor?

- Mas que pergunta é essa meu amigo? Claro que existe, ou você por acaso nunca sentiu frio?

E o rapaz disse-lhe:

- Na verdade, professor, o frio não existe. Segundo as leis da física, o que consideramos frio é na verdade ausência de calor. Todo corpo ou objeto pode ser estudado quando tem ou transmite energia, mas é o calor e não o frio que faz com que tal corpo possua ou transmita energia. O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor. Todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Criamos esse termo para descrever como nos sentimos com a ausência de calor. E a escuridão, existe mestre?

E o professor respondeu-lhe:

- É claro que sim

- E o aluno novamente retrucou o mestre:

- Novamente, o senhor se engana. A escuridão tampouco existe. A escuridão na verdade é a ausência de luz. Podemos estudar a luz, mas a escuridão não. O Prisma de Newton decompõe a luz branca nas várias cores em que ela se compõe, só que com os seus diferentes comprimentos de onda. Só que a escuridão, bem, a escuridão não é bem assim. Um simples raio de luz rasga as trevas e ilumina as superfícies que a luz toca. Como se faz para determinar o quão escuro está um determinado local do espaço? Apenas com base na quantidade de luz presente neste local, não é mesmo? A escuridão, portanto, é um termo que o ser humano criou para descrever quando há a ausência de luz naquele momento.

- Finalmente, o jovem estudante pergunta ao mestre:

- Professor, diga-me agora: o mal existe?

- Claro que existe! Como falei no início da aula, vemos roubos e violência diariamente em todas as partes do mundo. Essas coisas são sem sombra de dúvida o mal.

E o estudante novamente respondeu:

- Professor, o mal não existe, ou ao menos, não existe por si só. O mal é simplesmente a ausência de Deus em cada ser humano. E é como nos casos anteriores, é um termo que o ser humano criou para descrever essa ausência de Deus. Portanto, Deus não criou o mal, mas nós sim, ou praticamos em livre arbítrio. Não é como a fé ou o amor que existem ou como a luz e o calor. O Mal resulta de que a humanidade não tenha Deus presente em seus corações. É como o frio, que surge quando não há calor, ou a escuridão, que acontece quando não há luz em nossas vidas.


Palavras Escritas por: Autor Desconhecido

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amei sua visita!