sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Todo bebê precisa de colo!!!


Sabe aquele dia que você faria qualquer coisa pelo colo da sua mãe? Ou do marido, namorado, de uma amiga!

Num desses dias, em que ninguem estava disponível! Me inspirei pra bordar esse jogo de lençol e discutir um pouquinho a história de que dar colo ao bebê torna ele manhoso.
Será que torna mesmo?? Segundo alguns terapeutas corporais, o toque é a mãe de todos os sentidos!

''Os delicados Inícios da Vida são de grande importância. São o fundamento do nosso bem estar da alma e do corpo. Gostaria de pedir-lhe apoio a esses esforços . Precisamos de paz na terra, paz que começa no ventre da mãe". (EVA REICH)

Refletindo sobre o assunto, encontrei uma matéria da Revista Crescer, que segue logo abaixo:

Colo da mãe faz bem para o bebê
Nos braços da mãe, o bebê recebe afeto e segurança. Não aprende a ser manhoso.


Fonte: Redação Crescer
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI21413-15046,00.html

A velha teoria de que colo deixa a criança mimada está perdendo adeptos, para sorte dos bebês. Entre os argumentos a favor, estão a segurança e o afeto transmitidos a eles, sentimentos que mesmo em excesso não fazem mal a ninguém. 

Terreno conhecido 

Pertinho da mãe, os bebês sentem-se "em casa", pois reconhecem seu cheiro e batimentos cardíacos. "É o que dá segurança e tranqüilidade à criança, além do toque, da voz e do olhar afetuoso da mãe. Por isso, não raro o bebê pára de chorar quando está em seus braços", diz a pediatra Maria Esther Ceccon, do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo. Para Maria Esther, a crença de que o colo pode "estragar" o bebê está ultrapassada. "Se a criança chora sem motivo evidente, como fome ou fralda molhada, está apenas pedindo aconchego. Chora para chamar a atenção, porque é essa a única maneira que o bebê tem de se comunicar", esclarece.

Só benefícios

Segundo a pediatra, estudos comprovam que o bebê também se beneficia de estímulos físicos no colo da mãe. "Os movimentos intestinais da criança são impulsionados, e o calor do corpo materno faz com que ela fique mais relaxada. Essa combinação alivia as cólicas", explica Maria Esther. Outro benefício vem da proximidade sonora e visual que a criança tem com os pais quando está em seus braços. "É um estímulo para o desenvolvimento dos sentidos do bebê", diz a pediatra. E lembra que nesse contato a criança também desperta o amor dos pais, garantindo que a peguem mais e com carinho. "O colo é tão importante quanto a amamentação. O bebê requer toda a atenção. Não importa quem o segure, se a mãe ou pai, e sim o olhar amoroso que ele recebe nesse momento", conclui Maria Esther.

Colos preferidos:

Na vertical:
Após a mamada, é o colo ideal. O bebê aninha-se todo no ombro da mãe, enquanto expulsa o ar engolido com o leite.

De costas:
Seu corpo funciona como uma cadeirinha para o bebê. De costas para você, ele fica apoiado num de seus braços, enquanto o outro o contorna como um cinto de segurança. A criança adora passear pela casa assim.

Cara a cara:
Com o bebê de frente para você, segure-o por baixo dos braços com os polegares, usando os outros dedos para sustentar suas costas e sua nuca. Levante-o um pouco, e ele vai brincar de alpinista, escalando sua barriga.

De bruços:

Sustente o bebê virado para o chão, passando uma das mãos entre as pernas dele. O tórax e a cabecinha, levemente elevados, ficam apoiados em seu braço e junto ao seu corpo. É um colo especial para diminuir a dor das cólicas.

------------------------------------------------------------------------------------------

Então queridas amigas, que possamos pegar nossos bebês no colo a vontade! Transmitindo a eles todo nosso amor e afeto, que possamos proporcionar segurança e conforto. QUEM SABE ASSIM, NOSSO MUNDO SE TORNARÁ MAIS HUMANO!!!

Espero que tenham gostado do post.

Bjokas, até a proxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amei sua visita!